Instalação de energia solar na UFPR é novidade no Paraná

Nessa semana, o Jornal do Meio Paraná divulgou que a UFPR pretende economizar na conta de luz, e isso vai ser possível por causa de uma instalação de placas solares feita no campus politécnico da universidade.

Fora a instalação de placas solares, foi feita também a substituição de iluminação por lâmpadas de led que pode trazer uma economia de R$ 1,5 milhão em um ano para a instituição.

A primeira vantagem da usina solar está no estacionamento da instituição, que está coberto por painéis solares que produzem energia solar.

São ao todo: dois mil novecentos e quatorze painéis instalados no estacionamento e em 2 prédios que fazem parte do centro politécnico da UFPR.

Tudo isso porque de acordo o MEC (Ministério da Educação) a energia solar representa uma economia bem importante em tempo de cortes de verbas nas universidades.

Mas afinal, como é que surgiu esse projeto?

No estado do Paraná essa é a segunda maior usina que surgiu para abastacer metade do campus politenico, e pelo menos, equivalente a setencentos e vinte e duas residências.

O projeto nasceu em 2012 no departamento de engenharia elétrica, mas só saiu do papel em 2017, que foi quando a universidade conseguiu recursos de um edital da ANEEL.

Foram investidos R$ 5 milhões na usina, que foi construida por uma empresa que venceu a licitação promotivada pela Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná).

De acordo com Alexandre Brandão, presidente da empresa de energia solar, a construação foi feita no tempo recorde em 3 meses.

“ O projeto já foi instalado, já foi entregue, daí tudo isso ainda depende só de uma aprovação da Copel pela regulamentação e pela Regulamentação Normativa 482 da ANEEL. Ela é necessário uma homonologação para passar a produzir essa energia pra rede”, afirma Brandão.

Através de um laboratório é possível acompanhar em tempo real todo o consumo de todos os prédios da UFPR, que é importante para identificar onde se gasta mais energia e verificar sempre se os equipamentos estão ligados.

A energia solar no campus já está funcionando e deve ser homologada ainda este mês pela COPEL.

Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica 2.0

Entec Solar já formou mais de 400 alunos em todo o Brasil e oferece conteúdo abrangente e de fácil aprendizado.

Tanto na área de comercialização de geradores fotovoltaicos, quanto na parte técnica de instalação, os conteúdos são completos e dinâmicos.

A Capacitação 2.0 é 100% online e pode ser acessada de qualquer hora em qualquer lugar, dando liberdade para que os alunos tenham uma flexibilidade maior com o estudo.

Oferecemos suporte técnico e comercial de uma equipe especializada e temos um treinamento presencial para complementar tudo o que o aluno aprende na plataforma online.

Ao finalizar o programa você pode optar por se tornar um parceiro da Entec Solar e contar com diversos benefícios que só a Entec oferece.

Para saber mais, acesse nosso site www.entecsolar.com.br ou entre em contato pelo telefone 41 3209-3101.

0 Comentários