Conheça as ciclovias que produzem a sua própria energia pelo mundo

Quando se trata de transporte sustentável, as bicicletas são ótimos recursos naturais, que além, de trazer grandes benefícios para o meio ambiente, é econômico e faz bem para a saúde.

Não é à toa que cada vez as cidades estão investindo mais em ciclovias pela segurança do ciclista, e incentivando o uso contínuo das bicicletas para tarefas diárias.

Mas agora já imaginou tornar essa prática ainda mais sustentável? Porque é possível.

Por exemplo, alguns países da Europa como Polônia, Holanda e Alemanha já estão investindo em ciclovias com geração de energia solar.

Conheça algumas dessas ciclovias que já geram um impacto ainda menor no planeta.

POLÔNIA –

Inaugurado em 2014, a Polônia foi o primeiro país a fazer essa junção tão inteligente, juntando a prática do uso de bicicleta com uma ciclovia sustentável abastecida com energia solar.

A cidade Lidzbark Waminski, no norte da Polônia, foi a responsável por essa incrível inovação pelo bem da natureza e da segurança dos ciclistas durante a noite.

Trata-se de uma ciclovia luminosa que chamou a atenção não só por ser um projeto inédito, mas principalmente, pela atração visual que a ciclovia causa durante à noite.

Essa ciclovia luminosa é abastecida durante o dia por um material sintético que absorve toda a luz do sol, transformando-a em luz florescente durante a noite.

O projeto conta com 100 m de extensão e tem a capacidade de se manter iluminada por 10h.

HOLANDA –

A Holanda também é um país já que investe em energia sustentável, por isso não poderia ficar por fora dessa lista.

O objetivo da ciclovia sustentável da Holanda é gerar energia elétrica através de painéis solares instalados nas ciclovias.

O projeto é conhecido pelo nome Solaroard, localizada na cidade na cidade de Krommenie-Amsterdã, que apesar de estar em processo de teste, a ciclovia já alcançou resultados surpreendentes e acima do esperado.

Com uma passarela de 70 metros de comprimento, a ciclovia já gerou mais de 3.000KWh durante os seus primeiros seis meses de uso.

ALEMANHA –

O projeto da Alemanha, foi inaugurada na cidade Erftstadt, e trata-se de uma ciclovia solar recoberta com pastilhas solares semelhante a um tapete.

Essas pastilhas são células solares que ao se interligarem eletricamente e mecanicamente, formam um tecido flexível para serem instaladas em locais não muito favoráveis, como em raízes de árvores.

E para completar, é colocado uma camada de borracha que absorve todo o som, para assim, existir uma conexão entre o tapete e o asfalto.

Um dos grandes benefícios da ciclovia solar alemã é que ela não necessita de manutenção com a retirada de gelo da pista, pois ela já é capaz de limpar todo o gelo com a sua própria eletricidade.

E aí, gostou desse post? Então não esqueça de compartilhar essa matéria nas suas redes sociais.

Entec Solar

Entec Solar é uma empresa especializada em fornecimento, instalação e manutenção de sistema solar fotovoltaico, além de oferecer uma capacitação completa de energia solar fotovoltaica.

Estamos a alguns anos no mercado e nossa garantia é comprovada já em nosso primeiro atendimento ao cliente.

Também realizamos um estudo aprofundado para garantir o melhor resultado, junto a uma equipe especializada.

Garantimos o alto nível de qualidade e confiabilidade do Brasil. Entre em contato conosco pelo telefone 41 3209 3101 ou acesse www.entecsolar.com.br

0 Comentários