A preocupação com a sustentabilidade é um dos maiores desafios. Conservar o meio ambiente tem-se tornado prioridade na sociedade e, por isso, investir em energia renovável é uma das formas mais eficazes para evitar impactos ambientais. Neste post, você vai aprender o porquê essas fontes de energias alternativas são tão importantes. Vamos lá?

Energia renovável: o que é?

Também chamada de energia limpa, é fonte de energia alternativa que visa à compensação e a neutralização do carbono, por meio de recursos como os ventos, radiação solar, energia hidráulica, entre outras.

Este tipo de energia é gerado por meio de recursos que não podem ser esgotados e que são renovados de forma contínua. O processo, além de não poluir o meio ambiente, é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis e ainda não provoca grandes impactos ambientais.

Principais fontes

Energia solar

Uma fonte inesgotável que é obtida por meio do aproveitamento da luz solar. Pode ser usada por meio de placas fotovoltaicas, que têm a finalidade de converter a radiação solar em energia elétrica ou também com o uso de placas térmicas, que consegue fazer o aquecimento da água e do ambiente.

Este tipo de energia é considerado uma das mais fáceis de ser implantada nas residências e empresas ou, também, de estabelecimentos que querem diminuir as emissões de CO2 no ambiente.

Energia Eólica

A fonte é obtida por meio dos ventos e a emissão de CO2 é considerada mais baixa que a solar e, também, não emite poluentes na atmosfera. O Brasil tem investido nesse tipo de energia renovável e uma das soluções é a construção de parques eólicos em locais que existem grandes movimentações de massa de ar.

Hidroelétrica

Esse tipo de energia renovável é obtida pelos movimentos das águas dos rios, para a geração da eletricidade. O Brasil é considerado o segundo país do mundo na capacidade de gerar este tipo de energia.

Usada pelas usinas, pode gerar grandes impactos ambientais por causa das inundações, desvio de leito nos rios e também pela emissão de dióxido de carbono. Porém, esse tipo de energia é eficiente e menos poluente que as termoelétricas que utilizam combustíveis fósseis.

Energia de biomassa

A fonte para esse tipo de energia é gerada por meio de combustíveis como madeira, restos orgânicos de animais, etanol, biodiesel, entre outros. São itens que seriam descarados, mas podem ser reutilizados para fornecer energia.

Energia geotérmica

É obtida pelo calor interno da Terra, em que é gerada a menos de 64 quilômetros da superfície. Ocorre por causa da perfuração do solo em lugares que existem quantidade de vapor e água quente, que são drenados até a superfície por meio de ferramentas especificas. A emissão de poluentes neste tipo de energia renovável é considerada nula, porém o custo é alto e pouco rentável por causa das instalações e ferramentas que são necessárias.

O cuidado e a preocupação com o meio ambiente deve começar pelas próprias atitudes. Já pensou em instalar um sistema de energia fotovoltaico na sua casa ou na sua empresa? Conheça a Entec Solar e seus diferenciais.Clique aqui e saiba mais.