Cinesolar é o nome da iniciativa que exibe filmes de temática sustentável pelo Brasil com a ajuda da energia solar. O local de exibição é montado a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor, energia solar para elétrica.

Dentro da van, há 100 lugares para o público, telão com 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam à cidade de exibição, tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Além das sessões, o projeto oferece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado para 30 alunos de 12 a 14 anos. Na oficina, os jovens participam de uma introdução ao audiovisual e desenvolvimento de roteiro de cinema. Ao fim, produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

divulgação

Durante a sessão, acontece também a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável. Dentro da van é possível encontrar infográficos e monitores que mostram como funciona o carro e informações sobre os princípios básicos da energia solar.

O objetivo do Cinesolar é democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhando com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar possui em nosso país, afinal, o Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis.

Para conferir a programação do projeto e mais informações sobre, acesse o site: http://www.cinesolar.com.br