Em janeiro de 2018 foi atingido a capacidade instalada de mil megawatts

Este número coloca o Brasil dentro do ranking dos 30 países que possuem maior capacidade instalada para geração de energia solar fotovoltaica. Embora pareça ser um desenvolvimento excelente, ainda há muito em que evoluir.

A capacidade instalada na China foi avaliada em 112 mil megawatts em 2017 (fonte: International Energy Agency – IEA), o país em primeiro lugar no ranking mundial. Ou seja, a capacidade que a China possui é 100 vezes maior do que a capacidade do Brasil.

Mesmo liderando o cenário mundial em questão de geração de energia fotovoltaica, a China ainda continua investindo constantemente no setor. Um exemplo que o Brasil deve seguir. Visto que, além de ter uma fonte de energia renovável ilimitada, muitos empregos podem ser gerados na expansão desse mercado.

 

Capacitação de profissionais que trabalham com energia solar

O primeiro passo para geração de empregos no setor é a capacitação de pessoas para trabalharem com energia solar. Além disso, um projeto para instalação de um sistema fotovoltaico exige muito planejamento para efetuar cada etapa. Ou seja, existem muitas especializações para trabalhar com energia solar.

Um profissional imprescindível é o técnico de instalação, que possui demandas em crescimento. Empresas do setor fotovoltaico também estão investindo em programas para o treinamento desse profissional, pois todo projeto de energia solar exige um técnico de instalação.

 

Todos podem instalar um sistema fotovoltaico na própria residência

Apesar de não exigir conhecimento técnico para iniciar um projeto residencial, fazer um programa de capacitação pode ajudar na hora de escolher os equipamentos ideais. Também, é necessário entender a realidade da concessionária local.

As distribuidoras de energia elétrica no Brasil podem integrar um sistema fotovoltaico de uma residência na rede convencional. Ainda acaba sendo vantajoso para concessionária. O motivo é que os autoprodutores de energia solar nunca conseguem utilizar tudo o que produzem. A energia em excesso não é dissipada, ela é utilizada por outros usuários.

Pro consumidor também é vantajoso, pois toda essa energia produzida em excesso gera créditos com a concessionária. Estes créditos têm validade de 5 anos, e podem ser utilizados em qualquer residência que esteja no nome do proprietário.

Descubra como você pode iniciar um projeto de energia solar na sua região e aprenda mais sobre o tema baixando nosso e-book gratuito.

BAIXAR O E-BOOK GRÁTIS